
Quero pagar tanto! Como o meu primeiro caso de UX ajuda compradores a ter o poder de compra dos seus produtos e serviços.
Já pensou numa forma diferente de realizar compras onde você é o dono da proposta? Já pensou em poder oferecer o quanto estaria disposto a pagar por um Produto ou Serviço? Já pensou que vendedores poderiam ir atrás do seu valor desejado de compra? Pois bem, iDLiKE oferece o poder de negociação ao comprador e permite novas oportunidades de negócio a vendedores e prestadores de serviço.
Na tentativa de encontrar ideias inovadoras para resolver problemas que eu levantei, sempre esbarrei pelas opções já avançadas no mercado, falta de potenciais usuários e ideias. Porém, certo dia indignado com as opções de “oferta” de um certo Produto que eu queria comprar, pensei:
E se nós pudéssemos ter o controle do quanto queremos pagar em um produto ou serviço? E se nós invertêssemos o processo de negociação de oferta e procura que temos atualmente?
O iDLiKE é uma solução que possibilita a negociação de compra e venda entre clientes e fornecedores de produtos. Essa negociação ocorre por um processo inverso ao que temos no modelo atual.
Problemática
O consumo tem mudado bastante nos últimos anos, porém, apesar de todo este crescimento, o e-commerce segue o mesmo modelo há séculos, reproduzindo o padrão de negócio das lojas físicas, onde o vendedor apresenta sua proposta e o cliente fica “refém” dos preços oferecidos.
Por parte dos vendedores, tem-se também um grande problema na carteira de clientes, pois além da concorrência com as grandes empresas, enfrenta a dificuldade de competir por um preço mais acessível para colocar seus produtos em rotatividade de venda. Isso em larga escala pode gerar desemprego e até falência de algumas empresas.
Solução
Visto o problema enfrentado por parte dos compradores que ficam a mercê dos preços disponíveis e a falta de rotatividade nas vendas dos fornecedores, pensamos no iDLiKE para suprir tais necessidades, oferecendo a chance de compradores e vendedores de produtos eletrônicos negociarem as suas vendas com o processo inverso ao que temos no modelo atual.
Para o consumidor, será possível ser o protagonista da negociação ao expor a sua exigência de produto, características e preço, permitindo acesso à mercadoria apenas se a mesma atender às expectativas do comprador.
Para o vendedor, o iDLiKE proporciona um leque muito maior de potenciais vendas e clientes aumentando o fluxo de caixa e movimentando estoque.
Benchmarking
Realizamos uma análise dos nossos prováveis concorrentes de mercado. Tais concorrentes tem participação direta ou indireta em relação à nossa ideia central. O curioso é que é todos eles oferecem diversas formas legais de oferecer sua plataforma digital de comércio eletrônico e se destacam em um mercado tão.
Conforme tabela abaixo, a matriz de concorrentes cruza com as principais características e funcionalidades oferecidas no iDlike:

É possível perceber que nenhum dos concorrentes dos nossos concorrentes tem todas as características do iDlike, o que forma o nosso diferencial competitivo e nos oferece um lugar nesse oceano vermelho. A seguir, resumimos cada um dos concorrentes:
- Fliig: Essa plataforma oferece como benefício principal a possibilidade de anúncio de compra, porém o processo de compra e venda é bastante complexo e difícil de compreender. Além disso, o site é bastante confuso e fora de padrão. Talvez seja por isso que até hoje não decolou.
- Mercado Livre: O queridinho e famoso no Brasil vem crescendo cada vez mais a cada ano, ainda mais com o próprio meio de pagamento chamado Mercado Pago. Este oferece diversos planos e opções para vendedor e comprador buscando aumento no Ticket médio e conversão de vendas. Apesar de permitir certa negociação com o vendedor no frete (e nada mais), o comprador fica a mercê da oferta do vendedor, dando espaço para o nosso produto nessa questão.
- OLX: Nasceu praticamente junto com o Mercado Livre e permaneceu como grande concorrente por muito tempo, não decolou mais devido à possibilidade única de pagamento direto com o vendedor, o que diminui a segurança da parte mais fraca. Por outro lado, permite a negociação via plataforma por parte do comprador, porém a oferta inicial continua sendo do vendedor.
- Enjoei: Se trata de um dos novos e-commerce focado na venda de produtos usados — por isso o nome intuitivo. O pagamento é realizado diretamente pela plataforma, a usabilidade é muito boa e permite a negociação, o que fortalece o produto. Também não permite a iniciativa de compra pela comprador.
- Buscapé: Nasceu como apenas um indicador e comparador de Produtos, perdeu espaço de mercado para o Google Shopping e demais buscadores e buscou a possibilidade de venda direto semelhante aos modelos tradicionais de varejo. Não permite a negociação e muito menos o anúncio de venda pelo comprador.
- Tradicionais (Ponto Frio, Magazine Luiza, Casas BAHIA e cia): Aqui a lista vai muito além dos exemplos citados, onde podemos citar todas as opções de varejo com possibilidade de compra no universo digital. Aqui o modelo é o mais padrão possível e se iguala bastante ao processo físico de compra e venda. Logicamente que o poder de negociação é zero e anúncio de compra pelo vendedor também é inexistente.
Personas
A descrição do problema em conjunto com a proposta de solução apresenta de maneira clara os potenciais usuários do Produto, em resumo: Comprador e Vendedor. Para tais, mapeamos 3 tipos de personas dentro deste público alvo:



Canvas Proposta de Valor
Para o Canvas Proposta de Valor, foi possível visualizar as principais dores e ganhos apresentados anteriormente considerando a Persona da Ana Paula, Carol e Flávio— compradores indispostos com as opções disponíveis. Aqui foi possível apresentar como as dores e atividades dos clientes podem contribuir para a geração e criação de ganhos de valor do produto.

Jornada do Usuário
Para a jornada do usuário, escolhemos mais uma vez as Personas Principais. Nesta jornada, é apresentado todo o processo de compra de uma pessoa comum, desde a pesquisa, descoberta e criação da proposta até a fase de negociação, entrega e feedback. Nesse processo, foi possível identificar o que esse usuário pensa, sente e qual o seu humor nas diversas fases.
Por fim, identificamos as oportunidades em cada uma das fases da Jornada do Usuário. Será no meio desse processo que o iDLiKE entra em ação para mostrar uma nova forma de fazer negócio.

Roadmap
O Roadmap combina as necessidades e desejos dos usuários, objetivos estratégicos do negócio e as tarefas necessárias para atingimento deste propósito. A partir destas três perspectivas, podemos marcar um roteiro ao longo do tempo a fim de alcançar o objetivo proposto com base nas funcionalidades do Produto. Para tal, utilizamos a ferramenta Trello para listar esses objetivos de negócio.
A princípio, mapeamos os objetivos do produto a curto, médio e longo prazo. Tais objetivos podem foram apresentados em forma de Épicos.

Após o Mapeamento macro dos objetivos com base nas grandes demandas, realizamos a quebra da primeira Lista (Curto Prazo) destrinchando em partes menores, da qual podemos considerar como Features conforme modelo abaixo:

User Stories
Eu sempre costumo dizer aos meus liderados ou à minha equipe que uma User Story é uma história contada do ponto de vista do usuário. Ou seja, trata-se de uma história utilizando a linguagem cotidiana — do dia a dia.
Atuando como Product Owner, costumo escrever minhas demandas em forma de US, pois consigo compartilhar a necessidade de uma forma mais natural com o time de Desenvolvimento. Desta forma, apresento algumas potenciais histórias:
Enquanto Comprador Gostaria de informar o tipo de compra que estou disposto a realizar Para que esse produto ou serviço possa ser detalhado posteriormente e minhas informações melhor apresentadas.
Enquanto Comprador Gostaria de informar o tipo de produto que estou disposto a comprar Para que esse produto possa ser melhor detalhado posteriormente e minhas informações melhor apresentadas.
Enquanto Comprador Gostaria de ter o controle das condições de pagamento do serviço desejado, bem como as condições desta oferta Para que eu consiga fechar um negócio que eu ache justo e competitivo.
Enquanto Vendedor Gostaria de ser notificado quando aparecer novas ofertas relacionadas ao meu negócio Para que eu possa agir rápido na negociação e fechar novas vendas e conquistar potenciais clientes.
Enquanto Vendedor Gostaria de oferecer uma contraproposta para o vendedor caso eu não concorde ou não tenha condições de venda para o pedido de compra A fim de que eu e o comprador possamos chegar a um acordo justo para ambas as partes.
Rabiscoframes e Wireframes
Nesta fase, foi levantada toda a questão de prototipação das interfaces do iDLiKE, começando pelos rabiscoframes através dos Sketchs e posteriormente passando para os Wireframes.
Assim como a jornada do usuário apresentada anteriormente, foi considerado aqui apenas o usuário do tipo Comprador. Ou seja, a pessoa principal e inicial do nosso produto que deseja realizar uma compra sob suas condições.
Tenho total entendimento que o fluxo total do valor de negócio e boa experiência do produto envolve o desejo de compra registrado em conjunto com o desejo de venda.
Sketchs
Os sketchs foram feitos no modelo mais conhecido mesmo — lapiseira e folha de papel.


Por favor, não reparar nesta bagunça, rs.
Wireframes
A criação dos Wireframes foram realizadas, obviamente, a partir dos sketchs levantados sobre o fluxo básico de desejo de compra da Persona principal.
A criação dos wireframes estão em média fidelidade e para tal, foi utilizado o aplicativo Adobe XD.


Protótipos

